Notícias“Quais os principais erros de projeto e o que é que a Nuvem de Pontos poderá resolver?”

30/08/2020
https://virtualtwin.pt/wp-content/uploads/2020/08/Blog_Arquitecto-Joao-de-Albuquerque-Gaspar-1-1280x853.jpg

No mercado da reabilitação o maior problema de qualquer Dono de Obra são os trabalhos a mais derivados dum mau levantamento do espaço que se quer reformar. Estes erros tem quase sempre impacto no cronograma e custos da obra, criando desvios por vezes imensuráveis como o adiamento de uma inauguração e desgaste entre os Stakeholders.

Uma das formas de evitar e/ou mitigar estes erros, é garantir, logo no inicio do processo um levantamento de qualidade com uma medição precisa e fiel ao existente. Uma vez que estes levantamentos servem como base à concepção do Projecto (da arquitetura às engenharias), é fundamental que todas as medições sejam exactas.

As medições tiradas a fita métrica e a laser frequentemente são morosas e há elementos que não ficam devidamente registados, muitas vezes causados pela má direcção para onde se apontou o laser, anotações mal registadas – escrever 1,69 em vez de 1,96 – ou porque não se reparou em certos detalhes da construção como paredes curvas ou tortas, vigas ou condutas existentes.

Sem se saber o lugar e medidas exactas destes elementos acaba-se por projectar tectos falsos em compartimentos nos quais não foram bem dimensionados e ficamos com material em falta, o técnico projecta um sistema de AVAC a atravessar uma viga, ou, em casos mais extremos, verifica-se uma nova parede a interceptar uma janela existente.

Com uma medição à base de nuvem de pontos conseguimos registar uma representação 3D precisa, virtual e fiel ao espaço que estamos a medir. Quer seja uma parede inclinada ou irregular, esta aparece no modelo 3D tal como existe, assim como todas vigas, saliências de paredes, a posição exacta de cada vão e sistemas de condutas existentes.

Podendo ser tratado e trabalhado em programas de modelação 3D e 2D, como o Revit e AutoCAD, com o levantamento por nuvem de pontos podemos integrar o projecto na modelação BIM logo numa fase preliminar. E onde a Visita Virutal permite a visualização de eventuais duvidas de interpretação desses mesmos modelos. Gerando assim um projeto fundamentado em dados precisos para a execução da obra e onde qualquer surpresa, resultante por exemplo da demolição de uma parede ou teto falso, permitirá ser rapidamente resolvido e automaticamente actualizado nos desenhos.

Evite novas idas ao espaço e o redesenho desnecessário de plantas porque não tinha um levantamento exacto logo ao principio e rentabilize o seu tempo com uma medição rápida e precisa.

Alie a nuvem de pontos com a metodologia BIM, e com isso evite erros e dê maior credibilidade ao seu trabalho.

Curioso? Peça-nos um orçamento !!!