NotíciasNuvem de Pontos – O que é e para que serve?

10/08/2020
https://virtualtwin.pt/wp-content/uploads/2020/08/Palácio-Fronteira_Produto-1-1280x853.jpg

Uma nuvem de pontos é uma grande coleção de pontos adquiridos por scanners 3D a laser ou outras tecnologias que criam representações 3D dos ambientes existentes.

A nuvem de pontos são suportados em ficheiros .xyz que permite depois de tratados trabalhá-los em o software de modelação 3D e 2D, como é o caso do Revit e Autocad, permitindo que o Projeto se desenvolva com uma base precisa e virtual, e dando condições para aplicação da metodologia BIM logo na fase conceptual do projeto.

Entre os seus usos mais comuns temos os levantamentos cadastrais para efetuar uma reabilitação de um espaço, usado também para o registro de patrimônio histórico e até para fazer o mapeamento da execução das instalações em edifícios residenciais e comerciais, para se evitar perder tempo fazendo o as-built. Ou seja, tem aplicações que podem ser utilizadas em diferentes estágios de um Projeto, seja ela uma obra nova ou uma reabilitação.

Na Virtual Twin, antes da criação e fornecimento da nuvem de pontos, geramos uma visita virtual do seu património, ambiente ou empreendimento. Permitindo de uma forma simples e intuitiva, visitar e explorar, através da visualização e complementado pela possibilidade de poder medir em cima da imagem 3D que é disponibilizada pelo nosso serviço. Posteriormente caso seja a sua intenção podemos trabalhar essa nuvem de pontos e transformar em ficheiro REVIT (r).

Curioso? Peça-nos uma proposta!!!